CONCHAS E MOLUSCOS


CONCHAS E MOLUSCOS (nível avançado)

1.         Completar a especialidade Conchas e Moluscos.
2.         Definir o termo “molusco”.
3.         Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
4.         Distinguir entre moluscos univalve e bivalves, considerando o seguinte:
            a. a concha
            b. o corpo do molusco
            c. reprodução
            d. movimentos
            e. busca por alimento
            f. auto-preservação
5.         Identificar em conchas ou desenhos, e conhecer o seguinte glossário de termos conquiliológicos:
            a. válvula
            b. vértice
            c. orifício
            d. bisso
            e. pata
            f. manto
            g. opérculo
            h. mãe da pérola
            i. epiderme
            j. costelas
            k. canal
            l. espinhas
            m. espira
            n. lábios
            o. linhas concêntricas
6.         Explicar o desenvolvimento de uma concha. Quanto tempo vivem os moluscos?
7.         Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strobus pugilis (“concha de briga”), e explicar por que esta concha tem este nome.
8.         Identificar e explicar as atividades do teredem.
9.         Como se explica a distribuição dos moluscos?
10.       Dar o nome de dois moluscos que não têm concha.
11.       Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
            a. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
            b. Como se controla a cor de uma concha?
            c. Que molusco tem quatro guelras?
            d. A partir de que animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
            e. Que molusco deixa um rastro brilhante?
            f. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
            g. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
            h. A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
            i. Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
12.       Citar seis usos comerciais das conchas.
13.       Completar uma das seguintes atividades:
            a. Encontrar e colecionar, pessoalmente, 40 espécies de conchas, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha em termos de data e local onde foi encontrada, nome comum, nome científico e classe.
            b. Fazer uma coleção de 50 espécies de conchas que você encontrou, ganhou ou comprou, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha da seguinte forma: se você mesmo a encontrou, dar informação de acordo com item (a), acima. Se ganhou ou comprou, dar o nome da pessoa de quem ganhou, habitat da concha, data de compra, nome comum, nome científico, e classe.