ÁRVORES
ÁRVORES (nível avavnçado)
1. Completar a especialidade Árvores.
2. Reunir, identificar, prensar e apresentar folhas de 35 espécies diferentes de árvores.
3. Reunir, prensar e classificar espécimes que demonstrem os seguintes termos: serreado, serreado duplo, inteiro, crenado, dentado, lobulado, entalhado, verticilado, antitético, alternados, plumiforme, palmiforme, de uma composição, e (se possível) de composição tripla.
4. a. Descrever as vantagens de usar os nomes científicos.
b. Qual a utilidade do primeiro e segundo nomes científicos?
5. Dar o nome de seis famílias de árvores da classe angiosperma, e de três familias de árvores da classe gimnosperma.
6. Conhecer e descrever a função das folhas na vida de uma árvores.
7. Dar o nome de famílias de árvores e arbustos de sua região, que tenham fo-lhas antitéticas.
8. Definir os termos a seguir: estípula, pecíolo, limbo (de folha), resina, cerne, alburno, fibra, contextura, câmbio, xilema, floema.
9. Que famílias de árvores têm espinhos, amentilhos, bolotas, vagens, cápsulas e grãos?
10. Identificar dez plantas comuns pelas suas características (outras que não as fo-lhas) tais como gavinhas e botões, casca, formato característico e hábitos de crescimento.